Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

HISTÓRIAS do BAU (BENFICA "ABSORVE" PATRIMÓNIO DO SEIXAL )


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grande agitação mora lá para os lados do Seixal, é que alguns só agora se dão conta do possivel presente envenenado que é o negócio entre a EUROÀREA - BENFICA SAD - CÂMARA DO SEIXAL -... , para o Seixal.

Perdido para os Seixaleiros está já a àrea natural onde o Centro de Estágio está implantado e que inclui àreas de Reserva Agricola e Ecologica (REN e RAN) , onde não é permitido construir !!! E esta suposta ferramenta de protecção ambiental foi recisamente o leitmotiv para que o Benfica viesse para o Seixal, é que no meio das permutas com os terrenos junto ao Estádio da Luz, a EUROÁREA que tinha aqueles terrenos do Seixal, sem nada lá poder fazer, dada a protecção ecológica, através do Benfica conseguiu contornar esse óbice, e mesmo acelerar a obtenção de alvarás de loteamento e construção , o que permitiu a viabilidade da vinda daquela empresa "BENFICA SAD" para a Margem Sul, "que contribuiu, como contrapartida, apenas com a sua presença" (segundo Manuel Vilarinho - Publico 7/12/01)

Os Seixaleiros não querem acreditar é que a reboque de uns campos relvados, pertencentes a uma empresa onde uns cidadãos privilegiados exercerão a sua actividade profissional principescamente bem remunerada, erguer-se-ão ("pela sua presença") 1325 apartamentos em 76 lotes com oito pisos cada. Grande parte do terreno onde se fará a construção estão afectos à RAN e REN onde é proibida qualquer edificação, salvo se esta se constituir de interesse publico (Expresso 28/06/01). Esta urbanização acrescentará cerca de 4000 novos habitantes a uma envovente onde habitam 2500.

Os sócios do Benfica votaram também, na semana passada em Assembleia Geral , uma alínea também ela equivoca para os Seixaleiros (- "alienação dos terrenos do Seixal") ... ???

Gostariam também os Seixaleiros saber o que é que se passou com o Campo Municipal Albano Narciso Pereira e o seu papel no meio de todo este mega-negócio onde para já, só estão a ver lucrar duas empresas EUROÁREA e BENFICA SAD , é que à altura da sua inauguração, como nos recordou um leitor, dizia o então presidente Eufrázio Filipe que aquele era um local do desporto e da juventude, que iria perpetuar no tempo a prática do desporto dos jovens. Que um concelho vivo não era o que possuia prédios altos mas sim o que olhava para a sua juventude.

Um leitor informou também que alegadamente o campo em questão foi cedido à CMS pelo seu proprietário por um periodo de cinquenta anos para facultar aos jovens a prática do futebol...e agora, o campo de quem é? Foi vendido também à Euroàrea? É que o Seixal Futebol Clube , tem de facto investido na formação de jovens naquele desporto, e é hoje ao que parece, um clube em sérias dificuldades, contrastando com os tempos àureos "A par da música, desenvolve-se o desporto. Já no século XIX se jogava futebol num terreiro da Quinta da Fidalga.Na década de 20 nascem nas diversas freguesias os primeiros clubes desportivos , novas actividades para amenizar a labuta diária. O primeiro é, em 1921 o Amora Futebol Clube, depois em 1925 o Atlático Clube de Arrentela...o Paio Pires Futebol Clube e o Seixal Futebol Clube, que ganha em 1962 a primeira "Taça Ribeiro Reis" e, no ano seguinte, sobe à 1ª Divisão Nacional." (in História do Concelho do Seixal , Eugénio Silva , Ed CMS).

Os Seixaleiros não compreendem porque têm que alienar o seu património histórico (Quinta da Trindade que ficará "entaipada" na mega urbanização) , o seu património natural e a qualidade de vida num Seixal que ficará hiperdensificado , congestionado e descaracterizado com a urbanização permitida , quando a CMS, se queria apoiar aquele desporto que actualmente nem é formador para os jovens jogadores (76% dos 250 jovens que jogam nas seleções nacionais são repetentes; 60% dos jovens futebolistas com idades entre os 15 e 21 anos não terminam a escolaridade obrigatória ;Apenas três jogadores pediram entrada na faculdade - O atletismo tem 22 universitários in. DN 16/7/05) tinha jovens pelos clubes do concelho que poderia apoiar e acarinhar, mas optou por priviligiar uma Sociedade Anónima Desportiva de Lisboa certamente pelo lado mediàtico e parolo. É que não é a pensar nos jovens do Seixal que aquele equipamento privado foi feito.

De notar que este "post" não é contra o Benfica ou os benfiquistas, é sim contra o favorecimento de empresas. É o lado empresarial do Benfica e Euroárea que aqui se critica e a forma como se afigura haver uma concessão de privilégio na "engenharia" encontrada. Não será ir longe demais com o levantamento da REN e da RAN, e a Urbanização ? O SLB é um clube desportivo ou uma empresa de construção? Porque tem o futebol de trazer sempre betão a reboque?

Os Seixaleiros não acreditam também que todo este negócio seja uma simples cascata de trocas de bens e permutas a favor do Seixal e dos Seixaleiros... dos meandros de todos estes negócios muito haverá ainda para ser conhecido...Também não há quem encontre o painel informativo obrigatório em qualquer obra com Alvará, licença de construção, tecnico responsável... terá ficado debaixo das palmeiras e sobreiros que abateram?



publicado por seixalfc às 23:09
link do post | comentar | favorito
|

Dezembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

15
16
17
19

21
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Arquivos

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

tags

todas as tags

Posts Recentes

JUNIORES - RESULTADOS/CLA...

SEIXAL VENCE COSTA de CAP...

JUNIORES RECEBEM COSTA da...

JUNIORES RESULTADOS e CLA...

JUNIORES VENCEM EM TAVIRA...

JUNIORES - RESULTADOS E C...

JUNIORES VENCEM C.PIEDADE...

U.MONTEMOR-SEIXAL - FICHA...

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃ...

JUNIORES VENCEM EM MONTEM...

FICHA DO JOGO SEIXAL-PORT...

JUNIORES DERROTADOS PELO ...

Guestbook
RSS
blogs SAPO