Chegava o dia mais aguardado da época, era aquele dia que todos os jogadores esperavam jogar, era o dia da final do campeonato distrital de Infantis B, da Associação de Futebol de Setubal, onde se iriam encontrar as duas equipas campeãs de série, o Seixal, campeão da série A e o Fabril, campeão da série B.
Estava uma manhã fantástica para a práctica do futebol, com uma boa moldura humana a assistir ao encontro, onde a claque do Fabril vinha vestida a rigor e com bastante gente, e a claque do Seixal, mesmo em minoria, também se fazia notar.
Estava presente toda a gente importante da Associação de Futebol de Setúbal, presidente e vice-presidente, e também o presidente do Fabril, só faltou mesmo o presidente do Seixal!!!
As equipas, à partida, eram bastante diferentes, onde o Fabril tinha uma equipa com uma constituição fisica muito superior à do Seixal e tinha um plantel constituido por 16 jogadores, onde o futebol de força, aliado a alguma técnica, era o ponto forte da equipa.
A equipa do Seixal é contituida por jogadores menos dotados fisicamente mas com uma qualidade técnica muit acima da média, onde pratica um futebol muito “rendilhado” e bonito com alguns jogadores a conseguirem também aliar a força, mas com um plantel estremamente curto, só 11 atletas.
As equipas tinham feito bem o trabalho de casa, onde se tinham preparado bem para esta final, onde eu queria deixar aqui uma palavra de apreço para a equipa do Barreirense, que foi de facto espetacular, tanto o Sr. Anibal (responsável pelo futebol juvenil) como o treinador da equipa de Infantis B, os seus dirigentes, onde destaco o Sr. Jaime, e atletas, que permitiram à equipa do Seixal treinar algumas vezes no seu recinto sintético e contra os seus atletas, para que os jogadores do Seixal pudessem treinar e ambientar-se ao relvado sintético.
Mas vamos ao jogo em sí, as equipas entraram muito ansiosas e algo nervosas (era evidente em vários jogadores do Seixal e onde o guarda-redes Carlos Fonseca mesmo com febre não quis deixar de jogar para ajudar a equipa) onde os primeiros 5 minutos do jogo foram de um sufoco enorme para a equipa do Seixal, visto que a equipa do Fabril tentava a todo o custo chegar ao golo e a equipa do Seixal defendia-se com “unhas e dentes” e tentava chegar ao golo em contra-ataque.
E foi num contra-ataque rápido que os atletas do Seixal conseguiram chegar ao primeiro golo do encontro, através de um remate forte à entrada da área, apontado pelo Silas Nunes, e sem hipótese de defesa para o guarda-redes do Fabril.
Com o resultado em vantagem, a equipa do Seixal ia gerindo o jogo, defendendo-se dos constantes ataques da equipa adversária, que não conseguia acertar na finalização.
Chegou o intervalo e durante o mesmo a equipa do Seixal dáva indicadores que tinha condições para poder ganhar o jogo, tal era a vontade e querer dos atletas.
Com o início da segunda parte o jogo trazia-nos mais do mesmo, ou seja, o Fabril desesperado em busca do empate, e o Seixal muito personalizado a gerir o jogo e a tentar jogar em contra-ataque.
Eis que se deu o um dos momentos do jogo, visto que o Sr árbitro, que até então tinha tido um trabalho exemplar, resolve validar um golo para a equipa ddo Fabril, onde o nosso defesa Gonçalo Felicio foi nitidamente empurrado nas costas (todo a gente viu menos o árbitro) e o avançado do Fabril não teve dificuldade de empurrar a bola para o fundo das redes da equipa do Seixal.
Com o resultado empatado dá-se o segundo momento do jogo, mais uma vez um équivoco escandaloso do Sr. àrbitro, onde valida o 2º golo da equipa do Fabril, estando o avançado do Fabril para aí um metro fora de jogo e mais uma vez só o Sr. árbitro é que não quis ver.....
Em desvantagem no resultado e com o orgulho ferido pelas decisões erradas do Sr árbitro, os jogadore do Seixal tiveram alguns momentos de desnorte (com algumas lesões pelo meio) que foi fatal para a equipa, visto que a equipa do Fabril aproveitou muito bem para fazer mais 2 golos e praticamente acabar com o jogo.
Faltavam apenas 8 minutos para o fim do Jogo e com o resultado de 1 para o Seixal e 4 para o Fabril, a equipa do Seixal arriscou tudo em busca do empate mas o melhor que conseguiu foi fazer mais um golo, na transformação de uma penalidade superiormente marcada pelo Gonçalo felicio.
Após este golo veio a fim do encontro e a vitória do Fabril (com uma mãozinha do árbitro) mas onde foi evidente que as duas equipas tudo fizeram para ganhar o jogo.
Dou os meus parabéns à equipa do Fabril e ao seu treinador Rui Leitão, mostrando o fairplay que é caracteristico da equipa do Seixal e os seus adeptos, ao contrário dos adeptos da equipa do Fabril, que até tiveram o descaramento de chamar “filhos da pu.......) aos atetas do Seixal (são crianças que no futuro vão ser os nossos homens e não deviam ouvir estes exemplos dos adultos!!!) durante a partida.
Queria também deixar uma palavra de apreço para todo o plantel da equipa do Seixal, porque foram excepcionais ao longo de toda a época e mostraram que de facto são grandes jogadores e que o futuro do Seixal pode ser mais risonho, se olharmos mais pelo futebol de 7 e por toda a formação do Seixal...
Os meus parabéns por toda a época que os jogadores do Seixal fizeram e também por todos os momentos de felicidade que ao longo de toda a época me propecionaram (a mim e a todos os adeptos) por isto e por muito mais o MEU MUITO E MUITO OBRIGADO A TODOS OS JOGADORES, não me esquecendo que de facto o objectivo da época foi cumprido e que eles também foram uns verdadeiros campeões (campeões da série B) PARABÉNS PARA TODOS OS ATLETAS.
No jogo Seixal futebol clube contra o Fabril a equipa do Seixal alinhou e marcou da seguinte forma:
Guarda-redes: João Santos 0 golos
Defesa direito: Silas Nunes 1 golo
Defesa central: Gonçalo Felicio 1 golo
Defesa esquerdo: André Pereira 0 golo
Médio defensivo: André Gomes 0 golo
Médio ofensivo: Diogo Mendes 0 golos
Avançado: André Barriga 0 golos
Jogaram e marcaram ainda:
Guarda-redes: Carlos Fonseca 0 golos
Defesa direito: Marc codreanu 0 golos
Defesa esquerdo: Francisco Ramos 0 golos
Médio ofensivo: Alan Sousa 0 golos
Para finalizar só uma palavra de satisfação pela presença dos familiares e amigos nesta final, que responderam ao meu pedido, um abraço para todos
PS: O AGRADECIMENTO AO TÉCNICO VITOR FELÍCIO PELO ENVIO AO LONGO DE TODA A ÉPOCA DOS RESUMOS DOS JOGOS DOS INFANTIS "B" E QUE FOI UM CONTRIBUTO MUITO FORTE PARA QUE ESTE BLOG AOS POUCOS SE TORNE UM CENTRO DE INFORMAÇÃO DE TODAS AS EQUIPAS JOVENS DO SEIXAL F.C.